sábado, 7 de março de 2009

CADERNO DE ATIVIDADE DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO - CONHECENDO O ÁCARO!!








Os ácaros não são insetos, pertecem ao grupo dos aracnídeos (dos escorpiões e aranhas).
Há várias espécies de ácaros, os mais conhecidos são: Sarcoptes scabiei (causa sarna humana), Demodex canis (sarna do cão), o Demodex follicorum (responsável pela espinha no rosto) e Dermatophagoides ssp (que causa alergias) .
Temos mais contato com o Dermatophagoides ssp, que significa "aquele que se alimenta de pele", presente na poeira de nossas casas, podem estar nos colchões, travesseiros, cortinas, tapetes, bicho de pelúcia, sofá e etc.
Eles se alimentam normalmente de fungos e das escamas da pele humana. Uma pessoa adulta libera algo como cinco gramas de escamas por semana, um banquete e tanto para os bichinhos.
Os pisos frios são mais saudáveis que carpetes?Erroneamente se afirma pisos frios não causam alergias. A verdade é que carpetes são mais saudáveis do que pisos frios e duros, porque eles, pelo menos retém as fezes que ficam em suspensão em menor número! Superfícies duras permitem que as fezes fiquem em circulação constantemente!



Como evitar!

Tenho alergia aos ácaros do pó da casa.
Será possível diminuir a exposição aos ácaros?
A diminuição do número de ácaros no interior da casa, é um factor decisivo no tratamento do doente alérgico ao pó da casa. O combate a estes animais deverá incidir primáriamente no quarto de dormir e depois, tanto quanto possível, estender-se ao resto da casa.
Algumas medidas trazem bons resultados.
- desumidificação do ambiente, quer pela ventilação ampla dos locais, quer por meio de aparelhos desumidificadores ou aparelhos de ar condicionado, a diminuição da umidade desfavorece o crescimento de fungos e ácaros;
- remoção freqüente da poeira, utilizando aspiradores de pó, lavagem do piso ou sua limpeza com pano úmido;
- troca freqüente e lavagem de fronhas, lençóis , cortinas, roupas, toalhas, etc;
- uso de filtros no sistema de ventilação central, quando existente;
- utilização de colchões e travesseiros de espuma ou uso de coberturas de plástico para colchões e travesseiros;
- utilização de coberturas anti-ácaros em poliuretano nos colchões, edredons e almofadas
- rigorosa higiene pessoal e ambiental, inclusive dos animais domésticos (cuja presença deve ser evitada no interior das habitações).
E mais...
-Virar o colchão a cada 15 dias e envolvê-lo com uma capa emborrachada internamente, fechada por zíper, são duas delas. Exposição ao ar e ao sol dos colchões, edredons e almofadas.
-Lavagem frequente a 60ºC dos colchões, edredons e almofadas.
-Aspiração regular e frequente dos colchões e tapetes com aspiradores munidos de filtros HEPA.
-Tratamento de colchões e tapetes com acaricidas
-Remoção de capachos
-Também é recomendável não usar tapetes e cortinas. No lugar das cortinas é preferível optar por persianas plásticas.
-Manter a casa sempre arejada e iluminada é indispensável para combater os ácaros. Arejamento diário dos quartos. Além disso, é preciso que as pessoas mantenham os alimentos bem fechados nas despensas e evitem fazer refeições na cama ou no sofá.
-Lavagem semanal dos bonecos de pelos
-Controle de animais domésticos.
-Manutenção de uma atmosfera seca no interior das habitações (humidade relativa a 50 a 60 % e temperatura entre 18 e 20ºC).

2 comentários:

Professora Lara disse...

Uau. aprendi várias coisas aqui! Sou alérgica e em casa não tem cortina, não tem tapete entre outras coisas....
Obrigada pela informação!!!!

OITAVAS DE FINAL disse...

Nossaaaa!!! Esse bichinho aí, pode fazer estragos na vida da gente...Gostei das idéias, precios pesquisar mais sobre ácaros... Abraços